A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi promulgada em 14 de agosto de 2018. De forma simplificada, a legislação cria regras para o uso de dados de usuários em plataformas digitais, com o objetivo de garantir o direito à privacidade e tornar as práticas virtuais mais transparentes e seguras.
Como esperado, empresas de TI em geral serão afetadas pelas novas regras. Aliás, toda organização que trabalha com coleta de dados de usuários deve prestar atenção nelas e fazer os ajustes necessários até 2020.
O LGPD trata do armazenamento e tratamento de dados dos usuários. Assim, empresas de TI estão no centro da discussão. As exigências para o tratamento de informações pessoais devem aumentar, tornando mais complexa a operação e estimulando a total transparência em todas as etapas.
Empresas que utilizam dados para direcionar anúncios, por exemplo, terão de seguir novas regras para poder manter os seus serviços em funcionamento. Para companhias de marketing e propaganda, a nova lei exigirá uma série de mudanças e o aceite de novos compromissos com o usuário.
Por outro lado, a LGPD é uma forma de garantir a confiabilidade das empresas, elevando a segurança dos usuários e estabelecendo critérios rígidos para isso. Ou seja, apesar de exigir alguns investimentos e mudanças nas empresas, ela beneficia tanto usuários quanto organizações.
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